A Proposta Pedagógica da Escola Kinder House está fundamentada nos princípios Éticos, Políticos e Estéticos, previstos nas Diretrizes Curriculares da Educação Infantil e nos Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento previstos na Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil.
Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes. Essas aprendizagens, portanto, constituem-se como objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Campos de Experiência –
“O eu, o outro e o nós”,
“Corpo, gestos e movimentos”,
“Traços, sons, cores e formas”,
“Escuta, fala, pensamento e imaginação”,
“Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”
A Escola visa a formação integral da criança priorizando também o desenvolvimento de Valores fundamentais como: Respeito, Diálogo, Partilha, Convivência em grupo, Cooperação e Solidariedade.
O conhecimento é trabalhado através de um processo contínuo de construção e reconstrução coletiva dos saberes que se dá de forma participativa, contextualizada e significativa, levando em conta a complexidade progressiva e os diferentes níveis de desenvolvimento do educando durante todo o percurso da Educação Infantil, incluindo todas as crianças.
As atividades estimulam a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza. Promovem o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia, literatura e pesquisa bem como a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais. Além de propiciar a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras e das expressões culturais e de vocabulário no nosso contexto.
O professor é o mediador e o incentivador da construção da aprendizagem, questionando e desafiando o pensamento das crianças para que estas levantem dados, hipóteses, tenham experiências diversas. Também está atento ao momento de construção social do conhecimento para o qual todos contribuem.
Acreditamos que a parceria entre família e escola é fundamental para o desenvolvimento seguro, integral e feliz das crianças. Isto através do acolhimento, do entendimento, da confiança e da ajuda constante entre ambas as partes, tendo como principal objetivo o bem das crianças.